sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Tanatopraxia: uma das atribuições do necropsista

TANATOPRAXIA é a mais moderna técnica de conservação de corpos, utilizada em quase todos os países do mundo. Não é necropsia nem retirada de órgãos. A Tanatopraxia não traz apenas vantagens a aparência da pessoa, oferece à família o melhor dos benefícios que se constitui em recordar de seu ente querido como ele era verdadeiramente em vida. Isto, psicologicamente se constitui de um valor incalculável.
EMBALSAMAMENTO Tecnica antiga
No Antigo Egito, o processo de embalsamamento era mais ou menos complexo, e, portanto, caro, de acordo com a posição social do defunto.

O cérebro era extraído através das narinas. As vísceras (pulmões, fígado, intestinos, etc.) eram retiradas através de uma incisão lateral no corpo e colocadas em vasos canopos. O coração era substituído por um objeto, e este, envolvido por um texto sagrado, de forma simbólica. O corpo era então colocado em natrão, para desidratação das células e combate às bactérias, durante um período de 40 dias findo o qual as cavidades vazias do corpo eram preenchidas com ervas aromáticas e fechadas. Finalmente o corpo era envolvido em faixas de tecido de algodão, colocado num sarcófago e depositado na sepultura. O processo durava cerca de 70 dias.

A Plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lípidos, através de métodos químicos (acetona fria e morna), para substituí-lo por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas. Esta técnica tem numerosas vantagens, tanto quanto a conservação dos corpos, como na textura, coloração e na aproximação à coisa natural, e proporciona uma boa manipulação do corpo, sem necessidade de manutenção. A plastinação levanta problemas de carácter moral, ético, religioso e legal, pela manipulação dos corpos doados por vontade da pessoa em vida. Não obstante estas questões, teve uma aceitação muito boa por parte da comunidade científica, do público e mesmo de alguns países da Europa, China, Rússia, Japão, Estados Unidos e México entre outros, onde neste último, foram aplicados pela primeira vez em 1999. A finalidade da plastinação é a instrução nas ciências naturais, o conhecimento nas áreas de saúde e a exibição museográfica

*Vantagens sanitárias • Não há contágio de doenças• Não há odores• Não há derrame de líquidos• Recupera-se a cor natural e a aparência do cadáver• Pode-se alongar o período de velório• Nao ha contaminaçao de solo, A transladação garantindo as normas internacionais


Embalsamento e Tanatopraxia Por motivos práticos e teológicos, a preservação do cadáver é preocupação presente em quase todas as civilizações. Embalsamar é a arte de preservar um corpo por um longo período para velórios com mais de 24 horas de duração. Embalsamamento é o nome dado ao tratamento de um corpo morto para esterilizá-lo ou protegê-lo da decomposição. Sua técnica, originada dos egípcios, utiliza a retirada de órgãos e a inserção de fluídos embalsamadores. É obrigatório para viagens aéreas nacionais e internacionais.
Tecnica: O processo é realizado no Laboratório da funerária, por 2 bombas, uma injeta o líquido pela veia Ilíaca Esquerda ou pela jugular interna direita. A outra bomba é usada para retirar o líquido, sangue, fezes e demais detritos do corpo. O liquido entra pela arteria e estravasa pela veia, dai encerra a infusão. A arteria é fechada e o corpo lavado e preparado para o velório. OBS: Esse material retirado é depositado em tanques sépticos, colocado sob o solo, de uma profundidade de 1,80 metros. Depois retirado por empresa especializada.
Qual é o custo da Tanatopraxia pela Aleah Brasil? O custo é de 400 a 1200 reais (deverá ser considerada uma remoção adicional).

-LEGISLAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DE CORPOS Conforme dispõe a legislação em vigor, os procedimentos de conservação cadavérica, são expressamente obrigatórios nos casos especificados em lei, quais sejam: Dispõe a Lei Estadual nº 5452 de 1986 em seu artigo 5º, inclusos III e IV:


Por quais razões contratar? Para conservação mais próxima à natural apresentação da pessoa falecida para uma cerimônia de velório e evitar que o cadáver se transforme em um perigo em potencial orgânico para a higiene e saúde pública.


MORTE; UM MOMENTO DIFICIL Hoje em dia temos profissionais capacidados para vender um serviço de forma a respeitar a dor e dar apoio a familia. Eu, você e talvez maioria nesse site, um dia ja perderam um ente querido e sofremos com essa perda; Tiveram um dia momentos de dor, desespero e sentiram o vazio da perda...Isso é fato! Quem lida com a morte de forma profissional não esquece a própria perda e sempre vai ter bagagem pra entender a dor do outro nesse momento. Profissionais como eu, que ja passaram por isso, nunca esquece o momento e tem isso como experiencia, alem de termos consciência, que amanhã ou depois pode ser qualquer um de nós mesmos profissionais da morte.


Somos pessoas normais e conheço colegas que tiveram a triste surpresa de ter que recolher o corpo de um filho...ou encontrar no necrotério em que trabalha o corpo da filha. Isto é muito triste e dificil pra qualquer um de nós. Por sermos tão humanos como todos e termos a área da pós morte como profissão, precisamos mostrar as pessoas que nosso trabalho tem dois extremos:


1- Ninguem quer precisar de nossos serviços...e nem nós mesmos.
2- Um dia não teremos como não precisar, nessa hora vamos querer colocar os procedimentos como nosso ente querido em mãos de profissionais de boa índole e que saibam entender nossa dor e fazer o melhor para que o momento da despedida tenhamos uma imagem suave e serena, queremos crer no descanço e na paz de quem partiu, para assim termos um processo de luto mais leve, mesmo que a dor seja grande...Depois dessa fase a vida deve continuar.
A tanatopraxia pode ser atribuição do necropsista, alem mde outros profissionais da área pós morte. Em concursos para necropsistas sempre é exigido conhecimento em tecnicas de tanatopraxia e embalsamamento. Fazer um curso de tanatopraxia é vital para op necropsista expandir seu trabalho e aprimorar seu curriculo.





Para atendimentos em serviço de tanatopraxia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
-Confúcio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.