sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dicas para entrar na área de necropsia





Vou tentar ajudar as pessoas que querem entrar na área de necropsia. São dicas que me ajudaram e podem ajudar os novos necropsistas a entrar no mercado de trabalho.



*Primeiro ponto a observar é saber onde você esta e ter paciência...muita paciência! Para quem é da área de saúde, seja tecnico, auxiliar de enfermagem, raio-x, etc. Podemos dizer que um bom caminho foi trilhado porque ter experiência em área de saúde ajuda muito, mas não quer dizer que um simples curso tambem não coloque a pessoa no mercado. Para quem é da área de saúde, deve fazer um curso de necropsia e se especializar fazendo outros cursos tambem. Em concursos e contratações que exigem experiência a atuação em saúde pode ser referencia. Prestar concursos estudando os editais e se dedicar. Outro caminho é fazer divulgação na internet de sua formação profissional e ter em mente que enquanto não inicia na necropsia pode ganhar um bom dinheiro trabalhando para funerarias, sendo contratado como tanatopraxista. Se resolver ser FREELANCE deve obter muitos contatos, adquirir experiência e estudar bem o mercado de trabalho. Caso esteja tendo lucro como freelaance é importante fazer uma consulta ao SEBRAE pra saber o melhor modo de atuar.





Para quem é da área de saúde e geralmente enfermagem vai ter uma apresentação mais especializada se for pra uma vaga de necroterio de hospital. Para quem só tem o curso de auxiliar de necropsia deve se especializar com tanatopraxia, necromaquiagem e ainda fazer informatica e estar bem a par do mercado de trabalho sempre olhando sites como pci concursos





Para quem apenas fez ou esta fazendo um curso de necropsia e esta ancioso para entrar na área eu só posso dizer a principio: *CALMA e PACIÊNCIA Entrar no mercado de trabalho de necropsista não é tão fácil, mas não é impossível pra ninguem.


Um ponto importante é estar bem preparado, formado e especializado, tendo experência na área de saúde ou não.


Vamos generalizar as dicas:



*Primeira dica: Pra você que terminou o curso de necropsia. Prepare-se adquirindo postura profissional, assim quando se apresentar em algum lucar para emprego dara boa impressão.


Mantenha o bom humor, mas cuidado com as brincadeiras excessivas e sempre respeite o limite e espaço de cada um. - Saiba ouvir opiniões contrárias às suas. Seja flexível e lembre-se que todos têm o direito de opinar. - Evite atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário de trabalho. Mas caso seja necessário, procure um local privado. - Cuidado com a altura da voz e não use termos de baixo calão. - Não chegue atrasado às reuniões. Planeje seu dia, organize seus horários tendo em mente que imprevistos podem acontecer. Mesmo assim, se o atraso for inevitável, ligue ou peça para alguém avisar. - Sempre cumprimente a todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, e quando for conversar com alguém olhe nos olhos. - Cuidado com as redes sociais: use o bom senso em suas publicações, não faça desabafos, principalmente, se envolver a empresa em que trabalha. Atente-se ao fato de que as redes sociais, hoje, ultrapassaram o caráter virtual e se tornaram uma extensão de nós mesmos. Sempre busque ponderar suas ações, reflita bastante e evite expor opiniões sobre assuntos que fogem ao escopo da empresa. Lembre-se que o ambiente corporativo é o profissional, portanto exige uma postura com mais formalidade, diferente da que mantemos diante dos amigos ou familiares.


*Segunda dica: Preparar um bom curriculo

1 - Dados pessoais O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. Não é preciso informar o CEP.


2 - Objetivo Neste tópico, os profissionais precisam escrever de forma direta para que a empresa veja qual é a posição de interesse. Os candidatos não devem colocar diversos objetivos juntos.


3 - Resumo de qualificações É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira. O objetivo é chamar atenção para que o recrutador leia o currículo até o final. Nesse item, o profissional deve pensar quais habilidades, conhecimentos e experiências que ele possui seriam positivos para a posição e companhia. A partir dessa resposta, é possível selecionar o que será colocado no resumo.


4 - Formação O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.


5 - Experiência profissional As informações precisam estar em ordem decrescente, da exoeriência mais recente para a mais antiga. A descrição deve conter nome da empresa, cargo, mês e ano de entrada e saída e atribuições. O candidato precisa colocar as atribuições e responsabilidades que tinha na empresa. Ele também pode relacionar as atividades com os resultados obtidos e ainda destacar as promoções.


6 - Cursos complementares Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.


*Terceira dica: Estar pronto para uma entrevista seja particular, uma funeraria, um hospital ou mesmo no concurso. 1 - Pesquise sobre a empresa


Faça pesquisas sobre a empresa e procure levantar o maior número de informações a respeito dela: segmento de mercado, porte, número de funcionários, produtos, concorrentes e etc. Visite o site da companhia, leia revistas especializadas, jornais e use o networking (rede de relacionamentos). Esses dados serão muito úteis no decorrer da entrevista, pois ajudarão a compreender melhor as necessidades da companhia em relação à posição.


2 - Ouça o entrevistador


Ouça o entrevistador para identificar as necessidades da empresa e poder apresentar-se como uma solução para elas. Lembre-se de se preocupar com aquilo que pode fazer pela organização e não somente com o que a empresa pode fazer por você.


3 - Marketing Pessoal


Para conseguir vender suas soluções é preciso conhecer muito bem o produto, que é você mesmo. Procure relacionar as suas competências com os requisitos para o cargo. Não adianta listar todas as suas qualificações e competências profissionais e pessoais. O entrevistador está interessado em saber se você tem qualidades e conhecimentos necessários para desenvolver as atribuições do cargo.


*Quarta dica Seu marketing étudo. Saiba divulgar seu curriculo na internet.


Como o diz o ditado é a alma do negócio!


Se você quer ser bem sucedido com seu negócio na internet é essencial saber fazer Marketing na Internet, muitos desejam ganhar Dinheiro na Internet e acredito que você também, mas para isso se tornar uma realidade é necessário descobrir alguns segredos.


Para você conseguir expor as suas ideias e produtos de forma correta na internet e conseguir converter o seu público, você tem que se dispor a fazer 5 coisas:


Dedicar o seu Tempo. Se esforçar Ter paciência. Agregar Valor para as pessoas.
Então é focar em um publico alvo, em um nicho, e nesse caso quanto mais segmentado melhor.


Existem várias forma de você fazer isso, até mesmo o tipo de tráfego que vocês traz para o seu site pode influenciar nos seus resultado. Falando de trafego, atualmente os dois carros chefe de muitos negócios na internet são o Google e o Facebook, ambos você pode conseguir tráfego pagando ou de forma orgânica.


*Quinta e ultima dica Fazer amizades e contatos, pode ser usando o FACE, mas procure conhecer pessoas da área, das funerarias, dos hospitais eIMLs. Lembrando que se deve fazer amizade e não pedir emprego...isso te queima! Crie um ciclo de amizades amplo para contatos, pois se alguem souber de algo poderá te indicar.


Agora um conselho importante -Não viva ancioso. Seja paciênte e dê tempo ao tempo. Eu fiquei mai de cinco anos afastado antes de voltar e voltei estudando, prestando e passando em concurso. Lembranddo que ja fiquei de fora em 2 concursos antes. Tenha calma! O campo de trabalho é vasto na área de pós morte e pode ser bem explorado antes de se conseguir entrar na necropsia. Saiba esperar! Prepare-se estudando sempre e tenha paciência que as oportunidades surgirão.



As funções do necropsista no Brasil são: Receber e entregar cadáveres de pacientes falecidos no Hospital, acondicionando-os em geladeira - Realizar a necropsia dos pacientes, nos casos pertinentes - Proceder ao preparo do corpo pós-mortem, incluindo eventual formolização ou embalsamento do mesmo ( ou tanatopraxia em locais que fornecem esse serviço ex: SVOC-USP) - Entregar do corpo aos familiares e Serviço Funerário - Realizar a limpeza e manutenção da sala de necropsia e utensílios - Preparar soluções químicas utilizadas na conservação e trato de espécimes anatômicos - Acondicionamento, manuseio e recorte de peças anatômicas mantidas em soluções químicas fixadoras - Auxiliar o médico no exame de peças anatômicas, realizando eventualmente fotografias e dissecções.



Quem faz um curso de necropsia pode: -Atuar em IML ou SVO -Atuar em necroterios tamponando e entregando os corpos. -Atuar em serviços de saúde publica direcionados as estatisticas de doenças. -Atuar em sindicatos de saúde


necropsista especializado em tanatopraxia pode: -Atuar como freelance em funerarias fazendo trabalhos como aspiração, tanatopraxia e formorização -Atuar em funerarias como agente -Atuar em faculdades de medicina


O Campo pode ser muito lucrativo para quem se prepara, estuda e vai a luta. São diversas escolas que oferecem bons cursos.


Boa sorte!

24 comentários:

  1. BOA TARDE EU SOU CARLOS ALBERTO TERMINEI MEU CURSO TECNICO DE NECROPSIA JA PEGUEI A MINHA CARTERINHA DA ABRANEC MAS AINDA NAO CONSEGUI UM SERVIÇO NA AREA MAS ESTOU ATRAS FALANDO COM VEREADORES DIRETORES DE IML TO NA LUTA É BOM OUVIR HISTORIA DE PROFISSIONAL DE SEU NIVEL GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb sou necropsista, e gostaria do endereço ou do email da ABRANEC para eu ter minha carteirinha. obrigado. acm-sp@hotmail.com

      Excluir
    2. Onde eu consigo fazer essa carteira da ABRANEC ?

      Excluir
    3. Boa noite.
      Procuramos profissionais na área de necropsia / Tanatopraxia , para trabalhar em Varzea Paulista-SP. Interessados enviar CV para giu.baronti@gmail.com

      Excluir
  2. Boa noite!!!!
    Sou formada em técnico de enfermagem e fiz o curso de necropsia, tanatopraxia e gestão funerária e pretendo agora fazer um curso de necromaquiagem. Estou me preparando para o concurso público de auxiliar de necropsia, gostaria de saber se as apostilas do concurso na Polícia Civil que são vendidas em bancas de jornais poderão me ajudar na preparação dos próximos concursos??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As apostilas podem ajudar desde qe estejam de acordo com o edital.

      Excluir
    2. Boa noite.
      Procuramos profissionais na área de necropsia / Tanatopraxia , para trabalhar em Varzea Paulista-SP. Interessados enviar CV para giu.baronti@gmail.com

      Excluir
  3. Muito bom ter essas informações de um profissional da área. Grata

    ResponderExcluir
  4. Olá,Sou técnica em enfermagem.onde eu moro não tem o curso tecnico em necropsia :(

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Gisele, e estou interessada em fazer o curso de necropsia, mas em campinas não encontrei nenhuma localidade, voce sabe me dizer se aqui em campinas tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também nao conheço e sou de campinas estou louca pra fazer se conseguir me ajuda por favor. Grata. Meu email. michele.cesta@hotmail.com

      Excluir
    2. OI MIICHELLE, SOU DO RIO DE JANEIRO, AQUI COMEÇOU O CURSO DE TENICO EM NECROPISA, O PRIMEIRO CURSO RECONHECIDO PELO MEC,PODE ME RETORNAR Q EU TE PASSO INFORMAÇOES, BOA SORTE, MARCELO LOPES

      Excluir
    3. Ola Marcelo Lopes.
      Tbm sou do RJ e tenho muito interesse nesta area e nao conheço um curso no RJ...vc pode me indicar ?
      meu email kel_crist@hotmail.com
      obrigada
      Kelly Cristina

      Excluir
  6. Olá,
    Comprei uma apostila através do site pciconcursos.com e é realmente muito bom !
    Gostaria de saber se tem algum curso próximo ao Tatuapé .
    Tenho interesse, se poder me ajudar ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Prezados somos fabricante de equipamento para sala de tanato e necropsia.
    desenvolvemos projetos exclusivos e também temos já desenvolvido um GUINCHO TIPO PONTE ROLANTE para sala d necropsia e tanato
    visite nosso site www.bbaptista.com.br e confira nossos produtos todo mês uma oferta especial.
    vendas@bbaptista.com.br
    14 98217 -0210 tim
    14-99104-7965 claro
    14 99626 -5540 vivo
    14-38138237 fixo
    https://www.facebook.com/bbaptista.bbaptista/photos

    ResponderExcluir
  8. Pessoal qual é o perfil de um técnico em necropsia? estou pensando em fazer esse curso.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito ...obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  10. Sou valquirene fiz tecnico en neclopsia e tecnico en tanatoplastia e tanatoestetica , gostaria de saber como faço pra poder fazer minha carteirinha . só tenho um problema fiz meus cursos en Espanha . alguma dica por favor .obrigada

    ResponderExcluir
  11. Si alguém tiene un consejo valquirenesousa@outlook.es

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.
    Procuramos profissionais na área de necropsia / Tanatopraxia , para trabalhar em Varzea Paulista-SP. Interessados enviar CV para giu.baronti@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Sou técnica de enfermagem e gostaria de fazer um curso na area de Necropsia, mais na minha cidade (São Carlos SP) mão tem. Alguém sabe alguma cidade proxima que ofereça esse curso? Obrigada
    thayss_girls@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcelo Lopes.
    Também quero fazer o curso de técnico em necrópsia no Rio e não sei aonde tem. Vc poderia me indicar o local. Desde já te agradeço. reilima68@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Quero fazer o curso de tecnico em necropsia no rio de janeiro e não sei aonde fazer..você poderia me indicar um local para fazer??
    Desde já agradeço....
    raquelassiz.ra@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Quero fazer o curso de tecnico em necropsia no rio de janeiro e não sei aonde fazer..você poderia me indicar um local para fazer??
    Desde já agradeço....
    raquelassiz.ra@gmail.com

    ResponderExcluir

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
-Confúcio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.