Tudo sobre a profissão e área de necropsia e pós morte. Postagens baseadas ns experiencia profissional desde 1992 na área.
sábado, 10 de fevereiro de 2018
Reconhecimento da profissão de necropsista
Reconhecimento
Existe um grande problema no atual CBO de tecnico de necropsia. CBO esta com o código: 3281 Este condigo representa o tecnico de necropsia e o embalsamador, mas embalsamar, formorizar, etc...são atribuições do tecnico de necropsia e diferente do tecnico de tanatopraxia que é mais ligado com a tanatoestetica, mas tambem, pode ser atuado por tecnico de necropsia especializado.
O que diz este nosso codigo do CBO:
Descrição Sumária Reconstituem cadáveres humanos e de animais; formolizam cadáveres humanos e de animais; embalsamam cadáveres. Taxidermizam animais vertebrados; curtem peles; preparam esqueletos de animais; confeccionam dioramas, pesquisando característica dos animais e seu habitat. Orientam pessoas em aulas práticas e museus; gerenciam atividades comerciais e acervo científico. Trabalham conforme normas e procedimentos técnios, de segurança e higiene
Argumentando nossa discordância com o CBO:
Reconstituem cadáveres humanos e de animais;---> Nossa função é apenas com cadáveres humanos.
formolizam cadáveres humanos e de animais;-----> Fazemos o processo de reconstituir, formarizar e embalsamar, mas especificamente cadáveres humanos
embalsamam cadáveres.----->Uma das nossas atribuições
Taxidermizam animais vertebrados; ----> Esta é uma outra área, sem relação com tecnico de necropsia
curtem peles; preparam esqueletos de animais; ----Não faz parte das nossas atribuições e não é ensinado em cursos de necropsia
confeccionam digramas, ? ---> Esta atividade é inespecifica
pesquisando característica dos animais e seu habitat.----> Função de biologo
Orientam pessoas em aulas práticas e museus; ---> O tecnico de necropsia pode atuar como tecnico de anatomia em laboratorio de anatomia e museus de anatomia humana, mas não é uma função comum atuação em museus, pois envolve questões éticas sobre museu de anatomia humana.
gerenciam atividades comerciais e acervo científico. ---> Não é comum esta função, mas desde que relacionado com anatomia e necropsia pode ser atuado por tecnico de necropsia.
Trabalham conforme normas e procedimentos técnios, de segurança e higiene.---> Isso é fato atual e importante, esta relacionado com biossegurança.
Portanto é importante exclarecer que não somos taxidermistas. Nossa função: Executat tecnicas de necropsia e auxiliar o médico legista ou patologista.
Nossas atribuições: a.) Transportar cadáveres no interior do SVO.
b.) b.) Auxiliar nas necropsias, operação e dissecação, recomposição, sutura e pesagens de cadáveres, sob orientação imediata do médico;
c.) Executar operações técnicas em cadáveres; como: formorização e embalsamamento
d.) Preparar peças anatômicas e órgãos para o desenvolvimento de aulas práticas, retirando as dos arquivos e colocando-as a disposição dos docentes, pesquisadores e alunos.
e.) Efetuar preservação das peças anatômicas e órgãos, mantendo-as em soluções específicas, para serem utilizadas em aulas práticas e estudos científicos.
f.) Auxiliar na organização de arquivos, peças anatômicas, envio e recebimento de documentos, pertinentes a sua área de atuação.
g.) Desenvolver suas atividades, aplicando normas e procedimentos de biossegurança.
h.) Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor/departamento.
i.) Executar a recomposição de cadáver, após a necropsia;
j.) Zelar pela conservação do instrumental, pela manutenção da câmara frigorífica, limpeza, descontaminação e conservação das salas e instrumentos de trabalho;
k.) Coletar material para exames de laboratório;
l.) Realizar organização e coordenar os serviços do necroterio.
m.) Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério da Coordenação do serviço.
Para solicitar o reconhecimento pela CBO Para requerer o reconhecimento de uma ocupação pela CBO é preciso encaminhar documento ao Ministério do Trabalho e Emprego, aos cuidados da Divisão de Classificação de Ocupações Brasileiras, contendo as seguintes informações:
• Identificação do demandante;---> Profissionais de necropsia ok
• Titulação que identifique a ocupação;---Tecnico de necropsia ok
• Quantidade estimada de profissionais atuando na área;---> A quantidade é dificil estimar precisamente, mas pode chegar a pouco mais de 2 mil profissionais
• Principais atividades exercidas pelo ocupante; As atividades são a de necropsia e cuidados com o cadaver, etc (VIDE ATRIBUIÇÕES)
• Entidades formadoras/carga horária;---->Esta parte é muito pouco especifica.
• Escolaridade necessária.---> Definido por segundo grau completo
Este processo esta em andamento junto com a analise da regulamentação
Importância do reconhecimento: Relacionado a regulamentação e para o cargo em concursos publicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
-Confúcio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.