terça-feira, 8 de maio de 2012

Temas de IML: anatomia patologica do Infarto cardiaco

O que é infarto do miocárdio?
O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco (miocárdio), que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sangüíneos que irrigam o miocárdio (artérias coronárias) podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração.

As placas de gordura localizadas no interior das artérias podem sofrer uma fissura causada por motivos desconhecidos, formando um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento desangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio.

Esta situação vai levar à morte celular (necrose), a qual desencadeia uma reação inflamatória local. anatomia patologica A visualização do infarto vai depender do tempo de morte e do tempo de reação da lesão em vida.

São variadas as lesões do infarto, as menos visiveis podem ser observadas com uma area palida no musculo, sendo diferenciada da hipostase. As lesões em geral são bem mais marcantes com um tempo de 6horas pra necropsia. Isto da tempo para a hipostase se diferenciar da lesão e a area lesada se mostrar mais evidente.

Alguns serviços de anatomia patologica da o laudo final após a analise histologica e analise do orgão fixado em formol. Assim sera mais preciso, se o medico que cuidou do paciente quiser mais detalhes sobre o caso. O atestado é dado no dia da necropsia, mas um laudo conclusivo e detalhado leva alguns dias. O patologista corta um pequeno fragmento de lesão visivel e manda para tratamento histopatologico e o orgão inteiro fica em descanço no formol diluido para posteriormente ser fotografado e as lesões descritas com detalhe.


O infarto também pode ocorrer em vasos coronarianos normais quando as artérias coronárias apresentam umespasmo, ou seja, uma forte contração que determina um déficit parcial ou total no suprimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado por este vaso contraído. Quais são as causas? O infarto está mais freqüentemente associado a uma causa mecânica, ou seja, à interrupção do fluxo sangüíneo para uma determinada área, devido a obstrução completa ou parcial da artéria coronária responsável por sua irrigação. O tamanho da área necrosada depende de vários fatores, tais como o calibre da artéria lesada, tempo de evolução da obstrução e desenvolvimento da circulação colateral. Esta, quando bastante extensa, é capaz de impedir a instalação de infarto, mesmo em casos de obstrução total da coronária. Pode também ocorrer por aumento do trabalho cardíaco relacionado ao aumento da pressão arterial. Quais são os fatores de risco associados ao infarto do miocárdio? • Colesterol alto • Sedentarismo • Tabagismo • Hipertensão arterial • Menopausa • Estresse • Excesso de peso • Diabetes mellitus • História familiar ou predisposisão genética • Idade • Alterações hemodinâmicas: hipertensão arterial, hipotensão, choque, mal-estar, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
-Confúcio