quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Quimica da tanatoconservação

Comentando os produtos químicos de conservação artificial de cadaveres.

Introdução


Hoje temos o embalsamamento moderno ou tanatopraxia

ORIGEM


A Tanatopraxia chegou ao Brasil através do Dr. Mario Lacape, guatemalteca que em 1964 iniciou estudou nos Estados Unidos, a convite de um grupo de empresários de São Paulo e Paraná, em meados da década de 1990 onde foi feito o primeiro curso.


Em 2004 nasceu no II Congresso de Diretores Funerários do Mercosul a Associação Brasileira de Tanatopraxia.


Objetivos: Uso de técnicas de injeção arterial e de drenagem, visando o retardamento do processo biológico de decomposição prevenindo o extravasamento de líquidos, odores e alterações anatômicas.

Após a morte ocorre a formação de uma proteína chamada CADAVERINA, resultado da decomposição das proteínas existentes no corpo, que tem como característica o cheiro forte de putrefação. BR> A cadaverina (ou 1,5-diaminopentano; ou pentametilenediamina ou pentano-1,5-diamina) é uma amina (fórmula química C5H14N2, também escrita por H2N(CH2)5NH2) é uma molécula produzida pela hidrólise proteica durante a putrefação de tecidos orgânicos de corpos em decomposição. A cadaverina é um dos principais elementos responsáveis pelo odor nauseabundo dos cadáveres.
A Putrescina é uma molécula orgânica com a fórmula NH2(CH2)4NH2 (1,4-diaminobutano ou butanodiamina) que se forma na carne podre e a esta dá um odor característico. Está relacionada com a cadaverina. Ambas se formam pela decomposição dos aminoácidos em organismos vivos e mortos.


A cadaverina e a putrescina são produzidas através da descarboxilação de ácidos aminados. A cadaverina é gerada após a descarboxilação da lisina pela enzima lisina descarboxilase, enquanto que a putrescina é gerada após a descarboxilação da ornitina.
A cadaverina e a putrescina diferem em apenas um CH2. Essa diferença é devido a presença de um carbono a mais no ácido aminado lisina, em relação à ornitina. Os grupos amina (-NH2) presentes nas extremidades das moléculas são os responsáveis pelo seu mau odor. As aminas, em geral, possuem um odor nauseante e desagradável. Níveis elevados de cadaverina e putrescina na urina podem ser indicativos de alguma falha no metabolismo dos ácidos aminados.





Para falar dos produtos quimicos vamos escolher a Tanatus que é uma das melhores.


TANATUS surgiu no início de 1994 diante da necessidade de revolucionar o Setor Funerário com a preparação de corpos pela Tanatopraxia, técnica importante para a higienização, conservação e apresentação do corpo em boas condições para velar em segurança por mais tempo, evitando apresentar sinais de inchaços e extravasamentos.


O fluído fixador chamado Thanatyl
Produto usado em varios paises e depois adptado no BRASIL
Sendo: A (arterial) é composto de borato de sódio 3,9 g; glicemia 8,3 Ml, metanol 7,0 mL, solução original de formaldeído 55,0 mL, solução Amarante (amarantino) 12,0 mL, água destilada 100,0 mL, emprega-se este líquido na diluição de 10%.

O fluído de cavidade Thanatyl C (cavidade) é composto de metanol 49 mL, propilenoglicol 2,5 mL, solução oficial de formaldeído 49 mL, sendo empregada pura.


Na prática se perfunde 10L da solução A por via arterial, mediante o emprego de uma bomba manual ou elétrica, drenando-se concomitantemente o sangue do cadáver pelo acesso venoso de sair sangue e começa a sair à solução injetada. O tratamento das cavidades compreende uma aspiração, com a ajuda de um trocarte, dos líquidos contidos nas mesmas, mediante punções em vários locais. A seguir injeta-se nas cavidades torácicas e abdominal, aproximadamente dois litros da solução C, para um corpo de 70kg. Em casos de cadáveres autopsiados, as vísceras são lavadas em água e depois banhadas na solução C, a seguir injeta- se a solução A, através das seis artérias principais.

O fenol possui a propriedade de matar todos os micro-organismos presentes enquanto o formol, por sua vez, é um fixador de células que impede a decomposição. Este processo químico estabelece um ambiente ascético capaz de resistir a uma invasão microbiana. Sendo assim, é possível uma conservação temporária do cadáver, mantendo a aparência da pessoa em vida e uma melhor despedida para os familiares. Entre as vantagens deste método estão: - Recuperar a cor natural e a aparência do cadáver; - Controle de odores; - Alongar o período de velório.
Formol

Aldeídos são compostos orgânicos que possuem o radical funcional carbonila, formila ou aldoxila, que consiste em um carbono ligado por dupla ligação a um oxigênio e por uma única ligação simples a um hidrogênio. O mais simples e representativo dos aldeídos é o formol, que puro se apresenta no estado gasoso, em solução a sua concentração pode corresponder a 40 %, e no máximo pode chegar até 50%, nessa mistura, ainda é incluído uma porcentagem entre 6 até 15% de etanol, permanecendo no estado líquido. Comercialmente, geralmente se apresenta na concentração de 37%, ou próximo a esse valor. No estado sólido também pode ser encontrado no comércio como os nomes de trioxano e paraformaldeído.

O objetivo do formol é interromper os processos que resultarão na decomposição do cadaver. Tambem usado em fixação de peças anatômicas.

O formaldeído é o fixador e conservante maisutilizado, comumente em solução aquosa a 10%. Por ser barato e penetrar rapidamente nostecidos (seis milímetros em doze horas) é amplamente utilizadonos laboratórios de anatomia, porém, muitas outras substâncias, quando emcontato com os tecidos, impedem a proliferação de microrganismos

Desnaturação é um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente nas proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de pH, força iônica, entre outras. A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica



Quimica da tanatofluido arterial usado no Brasil
Advertências sobre o formol acima de 5%:
Considerações: - Existe uma legislação no país que estabelece limites de exposição ao formaldeído em ambientes de trabalho. O patamar de exposição ocupacional permitido no Brasil é de 1,6 ppm (2mg/m3) até 48h/semana e o dos Estados Unidos, por exemplo, que é de 0,75 ppm em 8h ( 1mg/m3) em 1 dia de trabalho. Embora os níveis permitidos aqui são inferiores a norma americana (OSHA, 2002), há de se questionar o cumprimento da mesma pelos órgãos de fiscalização, a informação e compreensão por parte dos trabalhadores de que se trata de agente cancerígeno. O estabelecimento e cumprimento dos limites de exposição são importantes para evitar/reduzir o quadro de intoxicação aguda por formol. Em relação ao câncer, ressalta-se que não há limites seguros de exposição a agentes cancerígenos. - Apesar das leis que proíbem o uso de formol como alisante de cabelos, essa prática continua sendo utilizada amplamente por salões de beleza no Brasil, mesmo porque a procura pelos efeitos do uso de formol nos cabelos continua crescente.
Fonte: INCA
Para a tanatopraxia em um cadáver, entre os produtos empregados, há o fluido conservante arterial. A composição adequada desse fluido no Brasil:



A grande vantagem destes produtos é a minima quantidade de formol usado

- Aldeído fórmico 3% P-P (princípio ativo): • Metanal (Formaldeído): Conhecido como formol, o aldeído fórmico, de fórmula estrutural CH2O, é utilizado na fabricação de desinfetantes e plásticos; Admais, é importante no desenvolvimento de estudos científicos, uma vez que serve para conservação de cadáveres (fluido de embalsamamento).
O formaldeído é um gás incolor extremamente irritante para as mucosas, em condições ambientes. É mais conhecido na forma de solução, cuja concentração pode ser no máximo de 40% em massa, essa solução em água é popularmente conhecida como formol. O formol tem a propriedade de desnaturar proteínas, por isso elas ficam mais resistentes à decomposição por bactérias.
Metanol 1,5% P-P, :
• O metanol, que também é conhecido como ácido metílico ou carbinol, é um composto orgânico pertencente ao grupo dosálcoois. Representado pela fórmula química CH3OH, o metanol é líquido em temperatura ambiente, incolor, de odor característico, apresenta um ponto de fusão de -98 °C e ponto de ebulição de 65 °C e é solúvel em água, etanol e éter dietílico.
A principal aplicação do metanol é como solvente em inúmeras reações industriais, além de ser muito útil na produção de polímeros sintéticos, como, por exemplo, o plástico e a fórmica. Também se utiliza o metanol na extração de óleos vegetais e animais; no preparo de vitaminas, hormônios e colesterol; e na obtenção do MTBE (éter metílico-terciobutílico), substância usada para aumentar a octanagem da gasolina, especialmente nos Estados Unidos. Na produção do biodiesel, o metanol é usado na transesterificação da gordura. Esse composto também pode ser utilizado como combustível em motores a explosão, como é o caso dos aeromodelos e alguns carros de corrida.


-Hidroxibenzeno : • A função orgânica fenol é caracterizada pela presença de uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente ao anel aromático. O exemplo mais simples possível de um fenol, o qual recebe o nome da função, ou ainda ácido carbólico, ou ácido fênico ouhidroxibenzeno, é constituído pela presença de uma hidroxila ligada a um anel aromático, com fórmula molecular de C6H5OH. Aplicações
Os fenóis encontram diversas aplicações práticas, tais como:
▪ Desinfetantes (fenóis ecresóis) ▪Utilizado como catalisador


-Álcool metílico :
• O álcool metílico, conhecido como metanol é composto por um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila (CH3OH), é um álcool oriundo da mesma família do etanol. Natureza Química do Produto: Solvente orgânico
Exerce o seu efeito tóxico principal após a absorção por causa da sua oxidação em formaldeído e ácido fórmico.


-Sorbitol :
O sorbitol é um poliálcool, também chamado de glucitol. É encontrado naturalmente em diversas frutas, tais como a maçã e a ameixa. É utilizado como agente plastificante em películas poliméricas, devido a ser um composto de massa molar relativamente pequena. Por possuir grupos hidroxilas, este composto pode interagir com as cadeias poliméricas de formas intra ou intermolecular (ligações de hidrogênio). Sua utilização é principalmente voltada para a industria alimentícia e farmacêutica


-Tetraborato de sódio :
O bórax (Na2B4O7•10H2O), também conhecido como Borato de sódio ouTetraborato de sódio é um mineral, um sal hidratado de sódio e ácido bórico. Facilmente solúvel em água, é frequentemente formado na natureza. Aplicações[editar | editar código-fonte] • No Curtume para Limpeza do couro. • Usado como conservante para caviar de esturjão . • Na taxidermia de material zoológico. • Inseticidas diversos. • Limpeza de metais - dissolve os óxidos metálicos formados nas superfícies dos metais. • No processo de diafanização de animais para pesquisa científica.


-Eritrosina :
Eritrosina ou tetraiodofluoresceína, C.I. 45430 (Vermelho Ácido 51) é um corante rosa-cereja, cuja fórmula química é C20H8I4O5.


-Glicerina:
1. Glicerol ou propan-1,2,3-triol (IUPAC, 1993) é um composto orgânicopertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente (25 °C),higroscópico, inodoro, viscoso .
O glicerol é utilizado também na indústria de papel na fabricação de alguns papéis especiais, que necessitam de alguns agentes plastificantes para conferir-lhes maleabilidade e tenacidade; Essas mesmas propriedades conferem elasticidade às fibras de tecidos e até evita a quebra das fibras. É umectante, a glicerina pode ser dissolvida em água ou álcool, porém, nunca em óleo. Ela é considerada um bom solvente. O produto também é considerado higroscópico, já que consegue absorver água do ar. Fixadores mais empregados no Brasil:
• Material: • Fixadores mais comumente empregados no Brasil:
• ●Formol;
• ●Álcool etílico;
• ●Fenol;
• ●Glicerina.


- Corante :
varia muito Ex: tintura de cromo 2 ml; mercúrio cromo q.s. para corar


-Água. :solvente universal


Produtos comerciais
Produtos comerciais
1 litro - Tanatofluido Arterial

Específico para corpo não necropsiado, com MORTE NATURAL e previsão de sepultamentopara no máximo 24 horas após o falecimento. Propriedades

Alto grau de penetração; determina coloração moderada; promove a fixação rápida e eficaz dos tecidos do corpo humano.

Proporção
Em 8 litros de água adicionar 1 litro do produto.


1 litro - Tanatofluido Arterial


Específico para corpo não necropsiado, com MORTE NATURAL e previsão de sepultamentopara no máximo 24 horas após o falecimento.


Propriedades


Alto grau de penetração; determina coloração moderada; promove a fixação rápida e eficaz dos tecidos do corpo humano.


Proporção


Em 8 litros de água adicionar 1 litro do produto.




1 litro - Tanatofluido de Cavidade


Fluido específico para o tratamento das cavidades torácica e abdominal nos casos de MORTE NATURAL e sepultamentoprevisto para no máximo 24 horas após o falecimento.


Propriedades


Bactericida e fixador dos tecidos e visceras, de ação rápida e totalmente eficaz.


Aplicação


Sem diluir, aplicar 500ml na cavidade torácica e 500ml na cavidade abdominal.





Somatoconservação ou tanatopraxia é uma atribuição de necropsistas, agentes funerarios e tecnicos de clinicas de tanato.
É necessario entrar nesta área no momento atual, pois esta em fase inicial, primaria e tem um campo e um futuro amplo no Brasil.

Mercado de trabalho


TANATOPRAXIA é uma técnica mundialmente conhecida que possibilita a conservação do corpo por mais tempo, através de um processo pouco invasivo, que privilegia a troca de fluidos, não sendo necessário abrir o corpo. Devolvendo a aparência natural ao corpo, possibilitando um velório tranqüilo, trazendo segurança para traslados, cerimônias fúnebres, dando maior conforto à família e amigos.
A profissão exige curso técnico. Nos EUA ganha-se em média US$ 150 por hora para realizar o serviço. Por aqui, os preços variam entre R$ 400 e R$ 1,5 mil a hora, dependendo do estado do corpo, diz a tanatopraxista. Dona da clínica em que trabalha, Fernanda realiza cerca de 15 tanatopraxia por mês no valor médio de R$ 1 mil, o que dá uma renda bruta de R$ 15 mil. Ela observa que tem ajudantes que ganham em média R$ 2,2 mil mensais.


Um comentário:

  1. Boa Tarde! Meu nome é Verônica e adorei seu blog. Acabei de me formar como tecnico de necropsia pela Cruz Vermelha RJ. Tenho algumas perguntas que gostaria de fazer. Eu quero trabalhar na minha area ,porem o ultimo concurso que teve aqui no RJ foi em 2009 e não tem previsão para o próximo. Queria saber se posso trabalhar em outros lugares, como hospitais? Como deveria prosseguir?

    ResponderExcluir

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
-Confúcio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.